Obrigatório PENSAR

Obrigatório PENSAR

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estuário do Tejo já é B para a apanha de bivalves


Conjugar todos os esforços no sentido de desenvolver a economia de Portugal de forma sustentável, é o lema e a acção do CDS-PP. Numa legislatura em que o país se encontra dependente dos seus credores e do cumprimento de memorandos, sob fiscalização intensiva e sem autonomia de decisão, os ministérios entregues à tutela de democratas cristãos, evidenciam-se pelo seu dinamismo, apesar de todas as contrariedades.

A dinâmica lançada, começa a dar os seus frutos.

Prova disso é o volume crescente das exportações com evidente reflexo positivo na balança comercial do país, muito por conta da resposta das empresas de múltiplos sectores da agricultura ao turismo.

As causas estão na necessidade das empresas lutarem pela sua sobrevivência, o factor estímulo deveu-se a muitas acções dos ministérios tutelados pelo CDS-PP, (promovendo, simplificando) e os resultados obtidos são devidos à capacidade de muitas empresas que apostaram e responderam com atitudes empreendedoras, investimento assertivo e capacidade de procurar novos mercados.
                                             
A nível autárquico, o programa eleitoral do candidato Vasco Pinto à Câmara Municipal de Alcochete, candidatura apoiada pelo CDS-PP, dando provas da sua acção e contributo para esta dinâmica, organizou a Conferência “Apanha de Bivalves no Estuário do Tejo” que numa primeira fase pretendeu chamar ao diálogo todos os interessados nesta problemática e como primeiro objectivo, conseguir a sensibilização de todos os agentes para a eliminação das barreiras que impedem o desenvolvimento da actividade aquicultura.

Contámos com a participação de organismos oficiais como o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica, a Associação Portuguesa de Aquicultores e preparámos o tema com a colaboração de mariscadores e cidadãos conhecedores e cooperantes com a monitorização das condições do sector.








Video - Campanha foi ver uma jornada dos mariscadores no Samouco 1


Chegam os primeiros resultados da dinâmica desenvolvida; por Despacho nº 15264/2013 de 22 de Novembro de 2013, publicado no Diário da República nº 227 – 2ª série, é alterada a classificação de C para B para a zona de produção de moluscos bivalves vivos do Estuário do Tejo, permitindo um avanço significativo no que concerne às perspectivas de investimento e rentabilidade na produção e exploração da amêijoa japónica e de outros bivalves.



Esta alteração permite o consumo destes bivalves vivos depois de tratados num processo de depuração, transposição ou transformação em unidade industrial, de forma mais competitiva, sem colocar em causa a rentabilidade da produção e sobretudo contribuindo significativamente para atrair investidores para se sediarem nos Concelhos do Estuário, eliminando a actuação ilegal em mercado paralelo e fuga aos impostos, com danos em precaridade de trabalho, e para a economia local e nacional.

O novo quadro estratégico que vigorará de 2014 a 2020, trará medidas de apoio ao sector que deverão ser utilizadas como ferramentas para o investimento nas empresas.

Na próxima etapa, muito em breve, a equipa do CDS-PP de Alcochete, promoverá a abordagem de todos os agentes com vista a congregar esforços para a constituição de organizações de produtores, de modo a que os seus associados acedam com sucesso à informação, às ajudas e aos mercados.

Em diversas entrevistas, a Senhora Ministra da Agricultura e do Mar, Dr.ª Assunção Cristas, afirmou que quer novo impulso na aquacultura para diminuir a importação de peixe (e outras espécies).

O caminho a percorrer será tão mais fácil quanto os executivos municipais entenderem o seu papel e o valor do seu contributo para este sucesso.

No que compete ao CDS-PP de Alcochete, enquanto força politica que apoia o Vereador Vasco Pinto, continuaremos a dar corpo ao nosso compromisso assumido no programa eleitoral e não deixaremos que escrutinar a participação do executivo municipal com a sua maioria CDU. A demagogia eleitoral não habita na postura, no comportamento, nem na acção do CDS-PP.

Mesmo em minoria, não nos renderemos aos obstáculos e aos discursos de desresponsabilização do poder autárquico, da lamúria miserável, da preguiça angustiante ou da pedinchice de mão estendida ao “poder central”.


Levaremos propostas e caminharemos sempre, de forma isenta, séria e competente, com vista à defesa dos interesses do Município de Alcochete e de Portugal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário